Site Loader
Av Tancredo Neves, 2421, Sala 904 - Caminho das Árvores - Salvador, BA

Visão geral

Seus dados carregam a chave para oportunidades de negócios e momentos de descoberta. O seu trabalho é descobri-los, e o trabalho da sua ferramenta de análise visual é facilitar a exploração dos dados para que você consiga fazer isso. Ela deve potencializar sua inteligência e curiosidade, permitindo que você faça perguntas mais complexas aos dados, indo além dos KPIs padrão e descobrindo novas informações significativas.

Para capacitar seus usuários a fazer perguntas mais complexas, uma ferramenta de análise visual precisa transformar técnicas de análise em algo instintivo. Você deve se sentir inspirado a fazer perguntas sofisticadas aos dados por meio de análises avançadas, que sejam acessíveis e maduras.

Para você descobrir o poder das análises avançadas, com ou sem o uso de códigos, sua ferramenta de análise visual deverá permitir o seguinte:

1. Mantenha-se no fluxo

Uma ferramenta de análise visual deve permitir que você faça perguntas mais complexas sem que você saia do fluxo da análise. Ao sair do processo de análise para trabalhar em um assistente, escrever um código em outro aplicativo ou passar por um processo penoso para se conectar a uma nova fonte de dados, você acaba perdendo sua linha de raciocínio e para de explorar. Nosso cérebro não lida bem com interrupções. Por isso, escolha uma ferramenta que as minimize.

Sua ferramenta de análise visual deve oferecer análises avançadas de forma integrada, com a facilidade do recurso arrastar e soltar, para que você se mantenha no fluxo. Fazer a próxima pergunta deve ser algo natural no processo de exploração de dados.

Mude sua perspectiva

Mantenha-se no fluxo com a interface intuitiva do Tableau. Recursos como o Mostre-me revelam imediatamente as histórias de análise sofisticadas presentes em seus dados. À esquerda, podemos ver os dados do turismo por país representados em um gráfico de barras lado a lado, de barras empilhadas, de linhas duplas e muito mais. Analise mais a fundo os dados do turismo mundial em um jogo de análise interativo:

2. Segmente com facilidade

Grupos, conjuntos e coortes podem dar uma nova perspectiva aos dados. Os clientes adquiridos com uma campanha de mala direta gastam mais do que os clientes adquiridos com um anúncio do Google? Qual é a tendência dos índices de graduação por curso? E se você analisar os dados por curso e pelo ano em que eles começaram? Sua ferramenta de análise visual deve permitir que você faça esses três tipos de pergunta para criar grupos, definir conjuntos usando lógica e ajustar coortes, sem que seja necessário modificar os dados subjacentes.

Esse tipo de análise visual segmentada permite que as pessoas explorem os dados e testem hipóteses sem sair do fluxo da análise. A segmentação deve ser intuitiva, simples e acessível e continuar sendo um recurso poderoso.

Grupos, conjuntos e coortes devem ser atualizados de forma integrada com os dados subjacentes, sem que seja necessária a execução manual de scripts ou atualizações de dados.

Agrupe

Criar grupos no Tableau contribui muito para que sua visualização destaque os pontos de dados certos com apenas um clique. Ao lado, podemos ver os países com as maiores receitas geradas pelo turismo sendo destacados com o uso dos recursos de agrupamento e classificação. Analise mais a fundo os dados do turismo mundial em um jogo de análise interativo:

3. Pergunte “E se?”

Durante a exploração dos dados, fazer alterações na entrada de dados deve ser algo simples. Por exemplo, você pode querer mudar a taxa de cliques enquanto avalia o desempenho de uma campanha de anúncios no Facebook, o preço base em uma análise de custo-benefício ou o percentual de comissão em um modelo de vendas. Essas análises hipotéticas “e se” podem responder a algumas perguntas importantes sobre os negócios.

Mudar os parâmetros de acordo com o que as variáveis mostram permite que você faça e compartilhe facilmente mais tipos de análise em uma visualização ou painel. Sua ferramenta de análise visual deve oferecer flexibilidade de controles de entrada que permitem a você e seu público ajustar números, textos e datas para ver como eles influenciam nos resultados.

Forneça os parâmetros

Ao usar os campos de seu conjunto de dados como parâmetros no Tableau, você permite que todos os usuários encontrem o ângulo que estão procurando por meio de comparações rápidas feitas com os dados. Ao lado, podemos ver duas exibições no mesmo mapa: uma sobre a chegada dos turistas e outra sobre a partida dos turistas. Logo, ficou fácil comparar a atividade turística por país. Analise mais a fundo os dados do turismo mundial em um jogo de análise interativo:

4. Mergulhe fundo na análise com cálculos

Nem sempre a sua fonte de dados terá todos os campos necessários à sua análise. Por isso, será necessário poder usar cálculos e lógica aos dados da fonte para criar novos campos, sem sair do fluxo da análise, claro. Sua ferramenta de análise visual deve facilitar isso, fornecendo uma linguagem integrada que seja expressiva e flexível.

Em vez de escrever instruções complexas de tipo agrupar por (group by) do SQL, escolha uma ferramenta que simplifique os cálculos de nível de detalhe. Você também precisará que os cálculos integrados funcionem bem com os dados relativos de uma tabela, para facilitar o cálculo de somas parciais, classificações e médias ponderadas.

Com uma ferramenta que oferece cálculos integrados sofisticados, é possível poupar horas de escrita de código SQL, apresentando um novo mundo de análises avançadas a pessoas sem conhecimentos de SQL ou de outras linguagens de codificação.

Escreva um cálculo

A linguagem de cálculo integrada robusta do Tableau permite que você sempre encontre um caminho para avançar com suas análises. Ao lado, podemos ver um cálculo para o percentual do total das despesas com o turismo por país e visualizar os resultados em um mapa preenchido. Analise mais a fundo os dados do turismo mundial em um jogo de análise interativo:

5. Identifique uma tendência e preveja o futuro

Escolha uma ferramenta de análise visual que permita analisar a história de uma série temporal e prever o que acontecerá em seguida. Seja para identificar tendências de vendas, índices de graduação ou padrões de temperatura, as linhas de tendência e as previsões fornecem informações significativas sobre seus dados.

Você deve ser capaz de detalhar os campos de data e hora intuitivamente e visualmente e de criar grupos e coortes relevantes para as tendências do seu interesse. Explorar a sazonalidade e os padrões nos dados deve ser algo natural. Você deve poder agregar e desagregar dados com apenas um clique, bem como alterar as frequências de agregação, para poder explorar as tendências por mês, trimestre, ano e muito mais. Além disso, os filtros de datas relativas devem permitir que você responda a perguntas do tipo: “Como o custo das mercadorias mudou no ano passado?”.

Sua ferramenta de análise visual deve ir além das linhas de tendência lineares, para permitir que os usuários explorem ajustes logarítmicos, polinomiais e exponenciais. E deve ser fácil para qualquer pessoa determinar se a linha de tendência é adequada, com os valores p e o coeficiente de determinação a um clique de distância. Para obter informações ainda mais detalhadas, você deve poder utilizar cálculos de total operacional ou média total em sua série temporal.

É tendência

No Tableau, as linhas de tendência estão disponíveis sempre que você precisar delas para verificar se o valor p é estatisticamente significativo e prosseguir para as próximas etapas. Ao lado, podemos ver uma análise da tendência dos gastos de turistas no país para entender a trajetória do setor do turismo por região. Analise mais a fundo os dados do turismo mundial em um jogo de análise interativo:

6. Integre com R e Python

Embora uma boa ferramenta de análise visual permita que usuários comuns façam análises sofisticadas, vale a pena ressaltar que muitas organizações também investem em plataformas de estatísticas avançadas, como R, SAS e SPSS. Cada uma dessas plataformas tem seu valor analítico, e como estão no mercado há anos e foram adotadas por várias organizações, elas podem conter dados muito valiosos. Sua ferramenta de análise visual deve ser capaz de aproveitar esses investimentos.

A integração com o R permite acesso a avanços na abrangente comunidade estatística e também permite que mais pessoas trabalhem com o R. Ao escolher uma ferramenta que pode visualizar rapidamente os resultados de ferramentas estatísticas avançadas, você cria um ambiente no qual usuários sem conhecimentos técnicos podem tomar decisões e aproveitar os trabalhos de cientistas de dados e estatísticos.

R e Python

Integre o R e o Python diretamente no Tableau para aproveitar scripts ou modelos existentes desses softwares. Ao lado, podemos ver várias regressões lineares para descobrir quantos turistas são necessários para atingir uma determinada meta de receita. Analise mais a fundo os dados do turismo mundial em um jogo de análise interativo:

Post Author: admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *